Round2_SOL

No Grupo H, só a Polónia sabe que vai para casa

Polacos derrotados pela Colômbia, Senegal e Japão empatam. Lugares nos oitavos decididos só na última jornada

O fim da segunda ronda da fase de grupos do Rússia 2018 foi empolgante e deixou tudo em aberto para a última jornada do Grupo H, onde ainda nenhuma seleção sabe se conseguirá chegar à próxima fase.

Enquanto Senegal e Japão empatavam 2-2, a Colômbia redimia-se do desaire na primeira jornada com uma goleada frente à Polónia (3-0), cabeça de série do grupo e única já com o destino traçado: com duas derrotas em dois jogos já não tem qualquer hipótese de passar desta fase.

Os colombianos foram os melhores em campo perante uma seleção polaca sem ideias, com um plano de ataque demasiado previsível e onde só Lewandowski se mostrou à altura da grandiosidade do palco.

Três jogadores que atuaram no futebol português (todos no FC Porto) estiveram em plano de destaque, James Rodríguez, que não foi titular no primeiro jogo frente ao Japão, fez duas assistências (para o primeiro golo de Yerry Mina, aos 40 minutos, e para o terceiro de Juan Cuadrado, aos 75 minutos), enquanto Quintero fazia o passe para o golo de Radamel Falcao aos 70 minutos.

No outro encontro do grupo, o Senegal esteve sempre à frente do marcador, mas os japoneses souberam recuperar e conquistar um ponto que lhes garante a passagem aos oitavos de final com um empate no último encontro frente à Polónia. Aos senegaleses também basta um empate para avançar, mas o encontro com a Colômbia será mais difícil pois os colombianos guardam intactas as suas aspirações (se ganhar ou empatar e o Japão perder, a Colômbia apura-se).

O marcador começou por funcionar logo aos 11 minutos pela estrela e capitão da equipa, Sadio Mané, o avançado do Liverpool. Os japoneses empataram ainda na primeira parte (34') por Inui, a passe de Nakatomo. Na segunda parte, Moussa Wagué voltou a colocar os senegaleses em vantagem aos 71 minutos, mas a vantagem não durou muito, já que sete minutos depois Keisuke Honda voltou a empatar a partida, resultado que se manteve até ao final.