É desta que Erdogan acaba com o cargo de primeiro-ministro?

Erdogan foi reeleito no domingo

É desta que Erdogan acaba com o cargo de primeiro-ministro?

Nas eleições deste domingo na Turquia, o representante do Partido da Justiça e Desenvolvimento (AKP) e atual presidente do país, Recep Tayyip Erdogan, foi reeleito com a maioria de quase 53% dos votos, à primeira volta. Quase 87% da população votou nestas eleições.

Erdogan já lidera a Turquia há 15 anos – antes como primeiro-ministro e depois como presidente – e uma das medidas que vai implementar neste novo mandato será a abolição do cargo de primeiro-ministro. Assim todos os poderes passam a estar concentrados no presidente – a Turquia deixa de ter um Sistema Parlamentar e passa a ter um Sistema Presidencial.

Erdogan já fez o seu discurso da vitória, na varanda da sede do seu partido, esta madrugada: "o vencedor destas eleições é a democracia, é a vontade do povo e de toda a nação. O vencedor destas eleições é cada um dos 81 milhões de cidadãos".

 Já foi, entretanto, congratulado pelo presidente do Irão, Hassan Rouhani, e pelo presidente da Rússia, Vladimir Putin.

Muharrem Ince (Partido Republicano do Povo), rival de Erdogan, ficou atrás do líder turco com 30,7% dos votos. A oposição já respondeu ao resultado destas eleições e, segundo a BBC, irá continuar a lutar de forma democrática independentemente do resultado.

Entretanto, Bulent Tezcan, um dos membros do Partido Republicano do Povo (CHP), o principal partido de oposição, acusa o AKP de introduzir votos falsos nas urnas. Foi divulgado um vídeo de um homem que afirmava existirem mais boletins que votantes, na zona de Suruç. Em resposta a este vídeo, já foram detidas quatro pessoas e foi aberto um inquérito.

O partido curdo HDP conseguiu o mínimo necessário para entrar no Parlamento, obtendo mais de 10% dos votos.