Hipótese de tempestade solar gigante preocupa cientistas

A atividade solar está mais ‘calma’, mas isso não quer dizer que não existam perigos

O astrofísico Scott McIntosh, do High Altitude Observatory (EUA), revelou que existe 12% de probabilidade de ocorrer em breve uma tempestade solar. Mas o que é isto? E de que forma nos afeta?

A atividade do sol tem estado mais ‘calma’, mas isso faz com que haja um aumento da probabilidade deste fenómeno ocorrer, com proporções gigantescas.

Ao Business Insider, o astrofísico explicou esta probabilidade de apenas 12% pode parecer baixa mas pode ter efeitos devastadores: se a tempestade solar ‘trespassar’ a atmosfera terrestre, várias partículas solares, resultantes das erupções violentas que ocorrem naquela estrela, acabarão por chegar ao nosso planeta, o que fará com que haja alterações dos campos magnéticos da Terra.

Para além dos problemas ambientais e físicos que este fenómeno pode gerar – como mudanças nos cursos de água, por exemplo –, esta tempestade também poderá danificar a rede elétrica do planeta: várias zonas da Terra ficariam meses a fio sem eletricidade e os aparelhos eletrónicos poderiam deixar de funcionar.