Siemens Portugal investe 5 milhões

A Siemens Portugal vai investir cinco milhões de euros nos próximos dois anos em Portugal. O objetivo é “impulsionar a digitalização no país.

O investimento será canalizado para projetos de digitalização em energia e mobilidade. "Na área da energia, um dos projetos a desenvolver será de 'data analytics' aplicada à eficiência energética e o outro de acesso à energia sem necessidade de infraestrutura. Na mobilidade vai ser desenvolvido um sistema de carregamento inteligente para autocarros elétricos", refere a Siemens Portugal em comunicado.

Estes projetos têm como base tecnológica o MindSphere, sistema operativo da Siemens para a Internet das Coisas. "A empresa vai ainda continuar a apostar na criação de espaços de experimentação para a indústria e de laboratórios aplicacionais para outras áreas como os edifícios ou a mobilidade", acrescenta.

De acordo com o comunicado enviado esta segunda-feira às redações, este investimento de cinco milhões de euros pretende impulsionar "a digitalização do país" através de "projetos de investigação e desenvolvimento" nas áreas da energia e mobilidade.

“A Siemens é um parceiro incontornável no apoio à indústria portuguesa. Este investimento, em que temos vindo a trabalhar, é absolutamente estruturante para a Indústria 4.0 e é mais uma prova do forte compromisso da Siemens com Portugal e com a difusão da digitalização junto das PME [pequenas e médias empresas] portuguesas”, afirmou a  secretária de Estado da Indústria, Ana Teresa Lehman, presente aquando do anúncio do investimento e citada no comunicado.

"Este investimento estratégico da Siemens em Portugal vem reforçar o desenvolvimento da economia nacional e será direcionado para tecnologias chave na digitalização do tecido empresarial português", sublinhou, por sua vez, Pedro Pires de Miranda, presidente executivo da Siemens Portugal, também citado no comunicado.

Até ao final deste ano, empresa tenciona contratar 240 novos trabalhadores em Portugal e espera continuar a contratar profissionais com formação em tecnologias de informação em 2019. Em 2017, o crescimento da atividade da empresa levou a Siemens Portugal a duplicar o lucro líquido para 15,3 milhões de euros e a exportar mais de 100 milhões de euros.