Benfica pondera “não contratar mais em Portugal”

Conferência de imprensa de Luís Filipe Vieira

Benfica pondera “não contratar mais em Portugal”

Luís Filipe Vieira revelou esta tarde que o Benfica está a ponderar “não contratar mais nem emprestar em Portugal”.

O presidente do clube da Luz falava durante uma conferência de imprensa, após as buscas realizadas pela PJ nas instalações do Benfica, no âmbito do caso Mala Ciao, que investiga alegados pagamentos a jogadores para ganhar ao FC Porto.

“Estas buscas resultam de uma denúncia anónima no Porto, investigada pelo DIAP do Porto. Não me incomoda que a PJ venha cá, mas isto faz-nos equacionar se o Benfica continuará a contratar e a emprestar jogadores em Portugal”, afirmou Vieira, explicando que destas ‘contas’ ficam de fora os jogadores da formação do clube.

“A nossa colaboração permitiu que o caso dos vouchers fosse encerrado”, disse o presidente do clube da Luz, fazendo referência também ao caso dos e-mails.

“Não há, nunca houve nenhuma prova contra o Benfica. Posso garantir que nunca aliciámos ninguém”, afirmou.

Questionado sobre se acredita que a denúncia poderá ter vindo do FC Porto, Vieira deixou a resposta 'no ar': "Deixo para investigar se esta denuncia veio do FC Porto. Basta ver o senhor que aparece todas as semanas, parece um espantalho para espantar pardais. Estamos serenos e calmos sobre todos estes casos e é assim que vamos partir para o próximo campeonato."

Para além do Benfica, também o Paços de Ferreira, Vitória de Setúbal e Desportivo das Aves foram hoje alvos de buscas.

Segundo a Procuradoria-Geral Distrital do Porto foram feitas 14 buscas domiciliárias e dez não domiciliárias, quatro das quais em sociedades desportivas. “As buscas têm lugar nas comarcas de Viana do Castelo, Braga, Bragança, Porto, Porto Este, Lisboa e Setúbal e são efetuadas pela Polícia Judiciária, sob direção do Ministério Público. O inquérito encontra-se em segredo de justiça".

Antes da conferência de imprensa de Vieira, o Benfica já tinha emitido um comunicado onde confirmava a realização de buscas.

 “A Sport Lisboa e Benfica – Futebol SAD informa que no âmbito de um processo de investigação em curso com base numa denúncia anónima efetuada no Porto, foi hoje recolhida informação junto da SAD do Clube por parte de uma equipa da Policia Judiciária, ao mesmo tempo que foram fornecidos todos os esclarecimentos solicitados”.

No mesmo documento, o clube diz estar totalmente disponível para colaborar com as autoridades “no sentido de um profundo e cabal esclarecimento deste processo em investigação, em prol da defesa e bom nome e da reputação da nossa instituição, encarando com serenidade todo o conjunto de diligências necessárias ao apuramento da verdade”.

“O Benfica reafirma a todos os seus sócios, adeptos e simpatizantes – que a exemplo do provado em recentes processos com decisões finais – sempre pautou a sua conduta por um escrupuloso respeito da legalidade”, remata o clube.