Mundial. As contas para o apuramento de Portugal

Tudo se pode decidir pelo número de cartões, mas a FIFA até já marcou um sorteio em caso de empate total entre Portugal e Espanha

O destino de Portugal no Mundial da Rússia decide-se esta noite. Às 19 horas têm início os dois jogos que irão definir as contas do grupo B: Irão-Portugal e Espanha-Marrocos. O i explica-lhe aqui todos os cenários possíveis.

A Seleção nacional apura-se para os oitavos-de-final se vencer ou empatar. Pode até seguir em frente em caso de derrota, mas para tal Espanha também terá de perder com Marrocos, e por mais um golo do que Portugal (por exemplo: se Portugal perder 1-0 com o Irão, qualifica-se caso Espanha perca 2-0 com Marrocos).

Para terminar em primeiro no grupo, o que significará fugir ao Uruguai e defrontar a anfitriã Rússia, Portugal terá de conseguir fazer melhor que Espanha. Se ambos vencerem (ou ambos empatarem), passa quem tiver mais golos marcados. Isto porque a diferença de golos é o primeiro critério de desempate, e neste momento espanhóis e portugueses têm exatamente os mesmos números: 4-3.

Por essa razão, há a possibilidade de o vencedor do grupo ter de ser encontrado pelo critério seguinte: a disciplina. Neste momento, Espanha lidera o grupo precisamente por ter menos amarelos (um, no caso) do que Portugal: soma apenas um, contra dois lusos.

Há, porém, a possibilidade de nem assim ser possível desempatar – no caso de as duas equipas terminarem também igualadas nesse aspeto. Por isso, a FIFA até já marcou um sorteio para as 21 horas (portuguesas) no Estádio Luzhniki, em Moscovo: é que esse é o oitavo – e último – critério de desempate, de modo a definir a classificação final dos grupos.