Presidente da República chega hoje aos EUA para se reunir com Trump

Marcelo Rebelo de Sousa chega esta terça-feira a Washington para uma visita oficial – de um dia e meio – com o seu homólogo norte-americano Donald Trump, na quarta-feira.

É já a segunda vez que Marcelo Rebelo de Sousa se desloca aos EUA neste mês, e hoje o chefe de Estado terá um encontro no Clube Português de Manassas, na Virgínia, com a comunidade portuguesa daquele estado, do Maryland e de Washington D.C.

O encontro com Donald Trump vai acontecer na Casa Branca, e está marcado para as 14h de amanhã, quarta-feira. Está previsto que os dois façam declarações à comunicação social na Sala Oval, mas sem direito a perguntas.

Segundo indica a Casa Branca – que afirma que Portugal é “um improtante aliado da NATO” – ambos os presidende estarão reunidos a sós, e de seguida têm uma reunião bilateral alargada.

Sobre o encontro com o presidente norte-americano, Marcelo Rebelo de Sousa afirmou, na passada sexta-feira, que nesta visita oficial vão ser abordados "temas comuns importantes que dizem respeito à pertença à NATO, ao envolvimento no Atlântico", assim como a "colaboração no domínio energético, no domínio dos investimentos recíprocos".

Após a reunião com Donald Trump, o Presidente da República vai falar com os jornalistas portugueses na Chancelaria da Embaixada de Portugal, em Washington, EUA.

A visita do chefe de Estado português vai terminar na Residência da Embaixada de Portugal em Washington, com uma cerimónia de "Toast to America" – brinde à América – com intervenções do embaixador português nos Estados Unidos, Fezas Vital, do presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, e de Marcelo.