Há uma nova realizadora portuguesa na lista da Academia de Hollywood

Há 928 novos membros

Na lista dos novos 928 membros da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, há um nome português: chama-se Regina Pessoa, tem 48 anos e é uma realizadora de filmes de animação.

Regina poderá agora assistir às sessões de seleção de filmes e votar para eleger os nomeados e os vencedores dos Óscares.

Já existem dois portugueses que pertencem à Academia: o realizador Pedro Costa, que entrou em 2017, e Carlos de Mattos, que venceu dois Óscares (em 1982 e 1985) por Avanços Técnicos para o cinema.

Nas listas dos 928 novos membros, há ainda alguns lusodescendentes: Luís Sequeira e Nelson Ferreira foram nomeados para os Óscares de 2018 pelo seu trabalho em A Forma da Água, de Guillermo del Toro. Foram nomeados nas categorias de Guarda-roupa e Montagem de Som, respetivamente.

Regina Pessoa é a realizadora dos filmes ‘História Trágica com Final Feliz’, que fez parte da lista dos nomeados para os Óscares em 2007, e ‘Kali o Pequeno Vampiro’, que, em 2012, obteve a qualificação para ser um candidato ao mesmo prémio.

A realizadora já ganhou cerca de 80 prémios internacionais, o mais importante prémio na área da animação, o Grande Prémio de Annecy, em 2006.

Todos os anos, a Academia convida pessoas que se destacaram na área do cinema. Veja aqui a lista completa dos membros que entraram este ano.