EUA. Supremo Tribunal dá razão a Donald Trump

Presidente dos EUA já reagiu no Twitter 

EUA. Supremo Tribunal dá razão a Donald Trump

O Supremo Tribunal decidiu manter a lei que trava a entrada de migrantes de sete países, numa votação que ficou 5-4 com os conservadores a vencerem pela maioria.

Segundo avança a CNN, a versão aprovada é a terceira alteração à lei e coloca entraves à entrada de migrantes de sete países: Irão, Coreia do Norte, Síria, Líbia, Iémen, Somália e Venezuela.

"A Proclamação está dentro do objetivo da autoridade presidencial", escreveu John Roberts, chefe da Justiça norte-americana.

Donald Trump já reagiu no Twitter à decisão do Supremo Tribunal.

 

O principal foco da oposição à lei cingia-se à vertente religiosa da mesma, porventura violando a Constituição norte-americana, mas o Supremo Tribunal decidiu que a lei não tem qualquer cariz religioso descriminatório, ainda que a maioria dos Estados visados sejam muçulmanos. Assim, mantém-se e para ser revogada terá de ser o congresso ou o próprio presidente a fazê-lo. 

"Embora esteja desapontado com o resultado, estou feliz por o nosso sistema de governo ter funcionado como os fundadores pretendiam", disse Neil Katyal, advogado que representava o Havai, Estado que contestou a ordem de Trump. "Agora que o tribunal o confirmou, cabe ao congresso fazer o seu trabalho e reverter a proibição unilateral e insensata do presidente Trump".