UEFA autoriza bebidas alcoólicas nas competições europeias

A mudança nos regulamentos entra em vigor já nesta temporada

A partir desta época, será autorizada a venda de álcool nos estádios em jogos da Liga dos Campeões e da Liga Europa. A novidade foi confirmada pelo Comité Executivo da UEFA à agência AFP, revelando ainda que a mudança nos regulamentos é válida de acordo com a legislação nacional de cada país.

De acordo com as informações prestadas pelo organismo que rege o futebol europeu, o organizador de cada jogo "deve, ao definir a política de venda e distribuição, ter em conta o perfil dos adeptos que vão marcar presença e os riscos associados", informando ainda que pode ser decidida uma "proibição ou restrição de venda em contextos específicios".

O anúncio desta medida foi recebido com bastante agrado pela "Football Supporters Europe" (FSE), uma rede que engloba adeptos de mais de 40 países europeus. "Os adeptos sempre sentiram que esta política era paternalista, uma vez que não existia qualquer prova de que banir álcool nos estádios podia influenciar a prevenção ou redução de incidentes nos estádios. Esta mudança vai corrigir um tratamento injusto em relação a outros desportos", salientou Ronan Evain, líder da FSE.