Conhece Portuguese Joe, o homem que caçava baleias e casou com duas índias?

Estátua inaugurada esta quarta-feira em Belém é uma homenagem a este açoreano

José Silva, mais conhecido como Portuguese Joe, tem uma estátua feita pelo seu trineto, que foi inaugurada esta quarta-feira, em Belém.

A estátua foi oferecida a Lisboa para celebrar os 150 anos do Canadá, explica o Diário de Notícias.

Portuguese Joe, natural da ilha do Pico, embarcou em busca de ouro em 1864, num barco baleeiro americano, rumo à Califórnia (EUA). A ‘febre do ouro’ acabou por levá-lo para a Colúmbia Britânica, uma das províncias do Canadá, em 1860. Após alguns confrontos com tribos índias, Joe e alguns colegas que o acompanhavam acabaram pelo chefe de uma das tribos – o grande chefe Kiapilano.

Mais tarde, o líder da tribo abençoou o casamento de Joe com a sua neta Khaltinaht. Juntos, tiveram uma filha chamada Elizabeth, que nasceu em Vancouver. Joe tornou-se o primeiro homem europeu com nacionalidade canadiana, em 1867.

O português abriu um estabelecimento chamado The Hole in the Wall, em Gastown. Uns anos depois, Khaltinaht morre com gripe, logo a seguir ao nascimento do segundo filho. Com isto, Joe vende The Hole in the Wall e muda-se para Stanley Park, onde se encontra hoje em dia uma estátua em sua homenagem, feita pelo seu trineto Luke Marston. Em Stanley Park, Portuguese Joe dedicou-se à pesca.

Numa das suas viagens, Joe conheceu Kwatleematt, trisavó de Luke, com quem casou mais tarde. Mudou-se para Reid Island e continuou a dedicar-se à pesca. Kwatleematt era uma índia salish e os dois tiveram dez filhos.

Portuguese Joe morreu em 1902 e ajudou bastante a sua comunidade, como por exemplo partilhar peixe com os mais pobres e construir uma escola para a população.