Migrações. Ministro italiano acusa ONG espanhola de intrometer-se em resgate de navio e recusa atracagem em porto italiano

Tudo aconteceu através de uma publicação nas redes sociais

Matteo Salvini, ministro italiano do Interior, acusou este sábado a organização não-governamental (ONG) Proactiva de resgatar 50 imigrantes no Mediterrâneo antes que a guarda costeira da Líbia pudesse intervir e comunicou que não vai dar permissão para que o navio atraque em Itália.

"O navio Open Arms, de uma ONG espanhola com bandeira de Espanha, precipitou-se há pouco para um barco e, antes da intervenção de um navio líbio na zona, apressou-se a embarcar cerca de 50 imigrantes a bordo", escreveu o ministro numa publicação nas redes sociais.

Salvini acrescentou ainda que o navio Open Arms “está em águas SAR [de busca e salvamento] da Líbia, o porto mais próximo é o de Malta” e deixou o aviso em tom ironico “associação e bandeira de Espanha: não se esqueçam de atracar num porto italiano”, deixando assim claro queo Governo não dará permissão para que o navio atraque em Itália.