México tem novo presidente: Andrés Obrador

O candidato de esquerda conseguiu mais de metade dos votos numa das campanhas mais violentas da história do México

Uma vitória com mais de 50% dos votos. Andrés Manuel López Obrador soube da vitória pelas 23h de domingo (5h em Lisboa), numa corrida em que já era o favorito.

“Chamo todos os mexicanos para a reconciliação e para colocarem em cima dos seus interesses pessoais, por mais legítimos que eles sejam, o interesse superior”, disse Obrador logo que foram anunciados os primeiros resultados.

Segundo as sondagens feitas à boca das urnas por três institutos, Andrés Obrador seria já o vencedor com 40%, e o diário "El Financiero" chegava mesmo a projetar que o político de esquerda chegaria aos 49%, ficando em segundo Ricardo Anaya com 27% seguido de José Antonio Meade com 18%.

As previsões acabaram por se aproximar do valor final, tendo Ricardo Anaya ficado com 23,8% dos votos, José Meade Kuribreña com 14,8 e Haime Heliódoro Rodríguez Calderón com 5,9%, tendo todos admitido a derrota antes de serem conhecidos os resultados finais.

Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, também já deu os parabéns ao novo presidente do México. "Parabéns a Andrés Manuel Lopez Obrador por se tornar o próximo presidente do México", escreveu o presidente norte-americano no twitter. "Anseio por trabalhar com ele. Há muito para ser feito que irá beneficiar tanto os Estados Unidos como o México", pode ainda ler-se. Durante a campanha, Obrador tinha vindo a prometer que iria estreitar os laços entre os dois países, numa altura em que as políticas migratórias da administração Trump têm vindo a aumentar a crispação.

 

 

Durante o dia de eleições foram registados quatro assassinados naquela que foi definida por vários especialistas como sendo a campanha eleitoral "mais violenta" da história mexicana. A todo, segundo o gabinete de estudos Etellekt, houve pelo menos 145 políticos ou ativistas assassinados.