Crianças poderão esperar até quatro meses para serem resgatadas da gruta na Tailândia

O salvamento será feito pela água pelo que será preciso ensinar os jovens retidos na gruta a nadar

O exército tailandês informou, esta terça-feira, que as crianças e o treinador que estão presos na gruta Tham Luang Nang Non, na Tailândia, vão receber quatro meses de mantimentos e aulas de mergulho, uma vez que, segundo as autoridades, nenhum sabe nadar. De acordo com um vídeo divulgado pela equipa de mergulho, que encontrou o grupo, estes estão retidos num complexo devido à subida dos níveis da água.

Os 12 jovens e o treinador  foram encontrados esta segunda feira pela equipa de mergulho. No entanto, as autoridades alertam para as complicações do salvamento do grupo, devido às condições que a época da monção: chuvas muito intensas que provoca a subida do nível das águas.

Segundo a AFP, os elementos da equipa de mergulho demoram seis horas a fazer o percurso até ao local onde se encontram os jovens. "Mergulhar em grutas é uma tarefa muito específica e muito perigosa, especialmente para mergulhadores sem treino. Por isso, o melhor pode ser enviar-lhes mantimentos e mantê-los seguros até que se surja outra forma de os tirar de lá", explica um dos oficiais envolvidos na operação de salvamento à agência de notícias.

O processo pode demorar até 4 meses, principalmente porque nenhum dos membros do grupo sabe nadar. Para conseguirem sair da gruta, as crianças vão precisar de passar por passagens estreitas e, por isso, terão de aprender a mergulhar.

Para além disto, neste momento, o grupo encontra-se muito debilitado. As autoridades dizem que, para já, a prioridade é garantir que os 12 jovens e o treinador estão bem e que conseguem recuperar. Não se tem a certeza se os jovens terão bebido água contaminada ou tiveram acesso a água potável durante os 10 que estiveram presos.

O exército garantiu que irá "enviar comida extra para pelo menos quatro meses e treinar as 13 pessoas para mergulhar, enquanto continuam a evacuar a água."

As autoridades estão a instalar cabos telefónicos para que as crianças possam contactar com os pais, avança ainda o Daily Mail.