Novo Banco vai fechar mais 30 balcões até final do mês

Já no final de abril tinha fechado 30 balcões. Até ao fno deverão sair do banco mais de 400 trabalhadores.

O Novo Banco vai encerrar cerca de 30 balcões até final de julho, uma medida incluída no fecho de 73 agências previsto para este ano, de acordo com fonte ligada ao processo. Já no final de abril o Novo Banco tinha fechado 30 balcões.

O fecho de agências da instituição financeira este ano visa antecipar a meta negociada com Bruxelas para 2021, ano em que o banco deveria ter 400 balcões (menos 73 do que tinha no final de 2017).

Com a antecipação da meta de redução da rede comercial, a instituição que resultou da resolução do BES quer reduzir custos mais rapidamente para conseguir apresentar rentabilidade já em 2019.

Quanto aos balcões a fechar no final de julho, o Novo Banco já comunicou o encerramento aos clientes afetados e a transferência das contas para outra agência.

Quando todos os fechos de balcões forem concretizados e tendo em conta os 631 balcões que o Novo Banco tinha no final de 2014, tal significa que a instituição fechou cerca de 40% da rede comercial em quatro anos.

Ainda este ano deverão sair do banco mais de 400 trabalhadores, meta já conhecida para a qual foram provisionados 134 milhões de euros, e que será conseguida em rescisões por mútuo acordo e reformas antecipadas.