Sociedade

Portugal entre os países com melhor qualidade de água

Agência Europeia do Meio Ambiente concluiu que a qualidade da água subterrânea em Portugal oscila entre os 75% e os 100%

Portugal aparece entre os melhores no relatório da Agência Europeia do Meio Ambiente (AEMA) sobre a qualidade das massas de água europeias.

A qualidade das águas subterrâneas portuguesas oscila entre os 75% e os 100%, sendo que apenas seis países atingiram o topo dos 100%. Também no que toca à qualidade química das bacias hidrográficas, Portugal volta a estar no topo quando comparado com os países da Europa central.

Na península Ibérica, a zona norte é a que tem melhor qualidade de água – desde a Galiza até aos Pirenéus, sendo que em Portugal, a melhor água é na região norte do país e no Algarve. A zona interior sul é a que apresenta piores resultados a nível nacional.

Segundo relatório, os países europeus têm feitos “esforços notáveis” na melhoria da qualidade de água e cumprem os objetivos mínimos para atingir o nível de “bom estado”. No entanto, e apesar da melhoria registada na qualidade da água de muitos rios, lagos e massas subterrâneas, a AEMA alerta para as ameaças que existem na qualidade a longo prazo, tais com contaminação, a construção de barragens ou a extração excessiva.

Apesar de considerar que a maioria dos lençóis de água subterrâneos estão em boas condições, só 40% dos lagos, rios, estuários e águas costeiras vigiadas conseguiram o estado ecológico de "bom" ou “muito bom” – segundo a diretiva-quadro da água da EU – entre 2010 e 2015.

E ainda, só 38% das massas de água superficiais vigiadas a nível europeu apresentam bom estado químico, segundo as normas europeias, sendo que o principal contaminante é o mercúrio. Também o Cádmio, um químico utilizado nos fertilizantes, é um dos elementos mais comuns.

Esta é a segunda vez desde 2012 que a AEMA avalia a água dos Estados-membros da UE. Para chegar a estas conclusões foram analisados o controlo de salubridade de mais de 130 mil massas de água superficial e subterrânea.