Quase três mil novos casos de violência doméstica em Lisboa

O Ministério Público das cinco comarcas judiciais de Lisboa recebeu, no segundo trimestre deste ano, 2.815 novos processos por violência doméstica, mais do que os registados nos três primeiros meses de 2018 

Entre o início de abril e o final de junho, os tribunais das zonas de Lisboa e das ilhas movimentaram mais de sete mil inquéritos relacionados com crimes de violência doméstica. E, segundo as estatísticas mais recentes da Procuradoria-Geral Distrital (PGD), divulgadas esta terça-feira, no segundo trimestre do ano o número de novos inquéritos aumentou: deram entrada  2.815, contra os 2.697 que tinham chegado às cinco comarcas judiciais de Lisboa e ilhas no primeiro trimestre do ano.

Ainda segundo a PGD, de abril a junho foram deduzidas 501 acusações, que se juntam às 446 registadas nos primeiros três meses de 2018. As comarcas de Lisboa e de Lisboa Oeste lideram o número de inquéritos entrados, com 950 e 868, respetivamente. Já na comarca dos Açores iniciaram-se 297 inquéritos, enquanto que na da Madeira foram 246.  

Também entre abril e o final de junho, os tribunais de Lisboa e das ilhas arquivaram 1970 inquéritos por violência doméstica, sendo que quase todos acabaram encerrados por falta de provas. No total, e segundo as estatísticas da Procuradoria-Geral Distrital, transitam para o terceiro trimestre do ano 4337 processos pendentes, sendo que há 3148 que deram entrada no tribunal há menos de oito meses e 1189 registados há mais de oito meses.