Mundial 2018. Suécia à espera de Inglaterra ou Colômbia

Um golo de Forsberg, que contou com a ajuda de um defesa contrário, chegou para derrotar a Suíça (1-0) e assegurar a primeira presença sueca nos quartos-de-final desde 1994

Só falta conhecer um apurado para os quartos-de-final do Mundial, depois de a Suécia ter conseguido a penúltima vaga. No primeiro jogo desta terça-feira, o conjunto nórdico bateu a Suíça (1-0) e garantiu um lugar na fase seguinte do Campeonato do Mundo pela primeira vez desde a célebre caminhada de 1994, quando parou apenas nas meias-finais – e acabou em terceiro.

Bastou um golo solitário de Forsberg, indubitavelmente o jogador mais talentoso desta equipa sueca, aos 67 minutos para fazer o resultado. Na verdade, atendendo ao critério que a FIFA tem demonstrado neste torneio, o golo até deveria ter sido considerado um auto-golo de Akanji, pois foi o desvio do remate do médio sueco na perna do defesa suíço que traiu irremediavelmente o guardião Sommer.

O encontro foi equilibrado, com oportunidades de golo de parte a parte, mas com alguma supremacia da Suécia, que se vai cotando como uma das grandes surpresas – se não a maior – deste Mundial. E sem Ibrahimovic: o selecionador Janne Andersson optou por deixar a grande estrela do futebol sueco de fora… e está a ganhar a aposta.

A Suécia espera agora pelo desfecho do embate desta noite entre Inglaterra e Colômbia para conhecer o próximo adversário.