Regatas que Educam – Cascais

A geografia marítima de Cascais é uma geografia marítima privilegiada para a prática da vela.  O mar decidiu oferecer a Cascais um dos melhores campos de regatas do mundo, reconhecido internacionalmente pelos melhores especialistas da modalidade. Esta dádiva da natureza oferece uma grande oportunidade de desenvolvimento económico e humano a este município e a toda…

A geografia marítima de Cascais é uma geografia marítima privilegiada para a prática da vela. 

O mar decidiu oferecer a Cascais um dos melhores campos de regatas do mundo, reconhecido internacionalmente pelos melhores especialistas da modalidade. Esta dádiva da natureza oferece uma grande oportunidade de desenvolvimento económico e humano a este município e a toda a região envolvente.

A avaliar pelas inúmeras provas de vela que regularmente se realizam neste magnífico campo de regatas, desde campeonatos nacionais a campeonatos internacionais, de várias classes de vela, como é o caso da classe Dragão, classe SB20, classe 420, classe Laser Radial, classe NHC, entre outras classes, esta oportunidade de desenvolvimento que o mar está a dar a Cascais está a ser bem aproveitada pela comunidade marítima.

Sob a liderança do Clube Naval de Cascais, milhares de jovens, ao longo dos 80 anos de vida deste prestigiado Clube, aprenderam a velejar. Trabalhando todos os aspetos da formação de forma bastante inclusiva, também os jovens com limitações físicas, através do projeto pioneiro ‘Vela sem Limites’, têm a sua oportunidade de usufruir do prazer imenso de velejar. Os resultados de desenvolvimento desportivo e humano que este plano de água de exceção tem conseguido são fantásticos, particularmente, no que respeita à preparação de atletas olímpicos. Cerca de metade das presenças de velejadores olímpicos portugueses foram geradas pelo Clube Naval de Cascais.

Como é do conhecimento geral, o objetivo do Olimpismo é maior do que a prática de desporto, é o de colocar o desporto ao serviço do desenvolvimento harmonioso do Homem com a nobre missão de promover uma sociedade pacífica, preocupada com a preservação da dignidade humana. Nada melhor do que o desporto e o poderoso oceano para nos ensinar, para nos educar nos valores fundamentais do desenvolvimento humano.

Numa época que atualmente vivemos que tem tanto de impressionante como de intimidante, pelo nível e velocidade de mudança que introduz diariamente nas nossas vidas; numa época em que o conhecimento está de alguma forma acessível e disponível a todos, onde os velhos paradigmas parecem não resultar, os atletas e desportistas podem ensinar-nos como enfrentar estes dias, pois estão super treinados no tema do desenvolvimento humano. O mais importante nos dias de hoje é a nossa capacidade de aprender, de experimentar, de errar, de nos levantarmos e voltarmos a tentar. E neste campo, o desporto e os desportistas que enfrentam o oceano diariamente, respeitando-o, tentando melhorar continuamente a sua performance, nunca baixando os braços face ás adversidades com que se deparam, dão-nos uma importante lição.