Lidl vai retirar plásticos descartáveis do sortido

A marca publicou hoje um comunicado com as medidas a implementar para diminuir a utilização de plástico.

A cadeia de supermercados Lidl já tinha anunciado a sua intenção de reduzir em 20% a utilização de plásticos, até ao ano 2025. A marca divulgou num comunicado, esta quarta-feira, as medidas que vão permitir esta redução, que começam a entrar em vigor já no mês de agosto. 

A partir do mês de agosto, já poderão ser notadas algumas alterações no Lidl. A marca afirma que pretende “descontinuar do seu sortido os artigos de plástico descartável, tais como copos e pratos descartáveis nas suas mais de 250 lojas em Portugal” já no próximo mês. A empresa alerta que estes produtos serão substituídos por “produtos em material alternativo e reciclável, nos quais a empresa está atualmente a trabalhar em conjunto com os seus fornecedores”.

A empresa pretende, também, substituir materiais como “palhinhas e talheres nos seus produtos de conveniência e bebidas”. 

No comunicado, o administrador de compras da Lidl Portugal afirma: “Procuramos seguir uma abordagem clara quanto à nossa estratégia relativa aos plásticos, isto é: Evitar – Reduzir – Reciclar. Com o descontinuar da venda de artigos em plástico descartável evitamos a utilização deste material e contribuímos, assim, para uma melhoria do nosso balanço em matéria de plásticos”.

Em relação aos produtos de plástico descartável que ainda estão à venda, a marca diz que quer apenas escoar o stock das lojas para que estes possam deixar de existir.

O Lidl tem vindo a implementar medidas como a redução de plástico, como por exemplo nas embalagens das cápsulas de café, sendo que cada cápsula vai deixar de ter um invólucro de plástico. Outro exemplo é as embalagens de frutos secos, em que houve uma redução de plástico nas embalagens, para além de haver a possiblidade do produto ser disponibilizados “a granel”.

O Lidl juntou-se às associações ABAE, Amb3e, Quercus e a Agência Portuguesa do Ambiente para a realização de um projeto de verão: TransforMAR. Este projeto visa sensibilizar a população sobre o uso de plástico e a recolha do mesmo, visto que acaba muitas vezes por poluir o mar. Depois de recolhido, o plástico será reciclado e transformado em equipamentos de atividade física para as praias.