Portugal. Fisco está a investigar a transferência de 90 futebolistas

 A informação foi adiantada esta quarta-feira através do relatório anual de combate à fraude e evasão ficais das Finanças

O Fisco está a investigar a transferência de 90 jogadores de futebol profissionais em Portugal. A informação foi adiantada esta quarta-feira através do relatório anual de combate à fraude e evasão ficais das Finanças, publicado no site do Parlamento.

De acordo com o relatório em questão, o desporto em geral e “o futebol em particular” tem vindo a ser “uma preocupação por parte da Autoridade Tributária (AT), pelos valores elevados em causa, mas sobretudo por ““suspeitas da existência de negócios simulados, com interposição de sociedades, com vista a ‘camuflar’ rendimentos sujeitos a Imposto sobre o Rendimento”, tendo sido feitas correções ficais com o valor a rondar um milhão de euros.

Depois de abertos 90 processos de investigação sobre a análise de contratações e transferência de jogadores, mas também treinadores, foi ainda pedida a cooperação de 16 países diferentes.

"A AT participou também num controlo multilateral promovido por Espanha, em que participaram também o Reino Unido e a Holanda, com vista à análise de alguns casos concretos de intermediação de jogadores, estando já em fase de conclusão, e que deu origem a propostas de correções em Portugal no montante de 883.000,00€, enviadas à DF de Lisboa." , lê-se no documento.

Até ao momento, não foram identificados nomes envolvidos nestes processos

Recorde-se que, sobretudo em Espanha, têm sido abertos vários processos associados ao futebol, entre eles está um processo contra Cristiano Ronaldo, por ter ocultado rendimentos através de paraísos fiscais.