Sociedade

Portugal. Fisco está a investigar a transferência de 90 futebolistas

 A informação foi adiantada esta quarta-feira através do relatório anual de combate à fraude e evasão ficais das Finanças


O Fisco está a investigar a transferência de 90 jogadores de futebol profissionais em Portugal. A informação foi adiantada esta quarta-feira através do relatório anual de combate à fraude e evasão ficais das Finanças, publicado no site do Parlamento.

De acordo com o relatório em questão, o desporto em geral e “o futebol em particular” tem vindo a ser “uma preocupação por parte da Autoridade Tributária (AT), pelos valores elevados em causa, mas sobretudo por ““suspeitas da existência de negócios simulados, com interposição de sociedades, com vista a ‘camuflar’ rendimentos sujeitos a Imposto sobre o Rendimento”, tendo sido feitas correções ficais com o valor a rondar um milhão de euros.

Depois de abertos 90 processos de investigação sobre a análise de contratações e transferência de jogadores, mas também treinadores, foi ainda pedida a cooperação de 16 países diferentes.

"A AT participou também num controlo multilateral promovido por Espanha, em que participaram também o Reino Unido e a Holanda, com vista à análise de alguns casos concretos de intermediação de jogadores, estando já em fase de conclusão, e que deu origem a propostas de correções em Portugal no montante de 883.000,00€, enviadas à DF de Lisboa." , lê-se no documento.

Até ao momento, não foram identificados nomes envolvidos nestes processos

Recorde-se que, sobretudo em Espanha, têm sido abertos vários processos associados ao futebol, entre eles está um processo contra Cristiano Ronaldo, por ter ocultado rendimentos através de paraísos fiscais.

Os comentários estão desactivados.