Tailândia. Voluntários voltam a encher caverna por engano

A intervenção de um grupo de voluntários não registado atrasou o processo de resgate dos 12 jovens e do treinador

Os trabalhos de resgate dos 12 jovens e do treinador presos numa gruta na Tailândia acabou por ser dificultada pela intervenção de um grupo de voluntários  não registado. Segundo o Bangkok Post, o grupo bombeou, de forma negligente, a água de volta para a caverna.

“Eles podem acreditar que a sua técnica é eficiente para drenar a água, mas qualquer ação que não tenha sido planeada deve ser discutida connosco primeiro”, disse o comandante responsável pela operação de resgate, Narongsak Osotthanakorn.

Uma vez que a drenagem da gruta é a principal operação em curso, este descuido do grupo de voluntários veio dificultar a missão que, só por si, é uma luta contra o tempo. “Estamos preocupados com a chuva. Estamos a correr contra a água. A água está a entrar na caverna embora tenhamos tapado os seus canais”, explicou o comandante.

Nas próximas semanas estão previstas períodos de moções em todo o sudeste asiático. Por isso as autoridades estão a aproveitar os próximos dias para tentar o resgate e os treinos das técnicas de mergulho já começaram.