VIH. Governo quer alterar lei para que os portugueses “possam comprar o teste na farmácia e fazer em casa”

O projeto que permite aos doentes receber tratamento nas farmácias poderá ser alargado a todo o país

Esta quinta-feira, Fernando Araújo, secretário de Estado da Saúde, revelou que os testes de VIH vão passar a poder ser feitos em casa. O secretário disse ainda que o projeto que permite aos doentes receber tratamento nas farmácias – que está, atualmente, a ser testado em Lisboa –  poderá ser alargado a todo o país ainda este ano.

Fernando Araújo, em entrevista à Lusa, afirmou que o governo vai arregaçar mangas para mudar a lei que proíbe a realização dos testes em casa, lei que se encontra atualmente em vigor: “Vamos mudar a lei para que, até ao final do ano, os portugueses que quiserem, possam comprar o teste na farmácia e fazer em casa”, referiu, adiantando que já em agosto as farmácias vão começar a realizar testes de rastreio ao VIH e hepatite B e C.

Se as pessoas ao fazerem o teste em casa ou na farmácia obtiverem um resultado positivo, terão a possibilidade de marcar uma consulta no hospital para repetir o teste e “serem orientados”, explicou Fernando Araújo.

Esta medida irá impedir "novas transmissões. As pessoas ao saberem que estão infetadas tendem a proteger-se para evitar a disseminação”, sublinhou o secretário, acrescentando que um dos objetivos desta medida é conseguir diagnosticar a doença mais precocemente de forma a combater o panorama que se vive em Portugal: atualmente no nosso país existe uma “elevada taxa” de diagnósticos tardios.

Quanto aos tratamentos nas farmácias, o secretário reconheceu que o projeto “está a correr bem” e quer que este seja alargado ao resto do país, no entanto, para que isso seja colocado em prática é preciso dar formação a mais farmacêuticos.