Dicas para fazer com que o seu biquíni preferido assente na perfeição

No Dia do Biquíni, empresa de consultoria de imagem dá dicas para comprar esta peça de verão essencial

O biquíni foi inventado há, exatamente, 72 anos. Tornou-se uma peça essencial no guarda-roupa de todas as mulheres para a época de verão, mas como saber se assenta na perfeição? A Dressy Project – Consultoria de Imagem dá uma ajudinha e deixa as melhores dicas para escolher o biquíni perfeito.

A primeira dica centra-se no Fitting. A empresa diz que é fundamental entender qual o tipo de corpo que se tem e que biquíni favorece mais a silhueta de cada um. Há que perceber o que se quer realçar e o que não se quer fazer destacar. Para acertar no fitting, a empresa aconselha: “não compre peças demasiado apertadas (para não vincar), nem demasiado largas, tendo sempre em mente que as peças de banho têm tendência a alargar com o uso.”

Em segundo lugar, temos os efeitos visuais, que podem ajudar muito na hora de comprar o biquíni. Os padrões podem auxiliar o fitting, visto que “os fundos escuros tendem a adelgaçar, as cores claras a criar a ilusão de maior volume. Se optar por padrões maiores, como flores, geometrias e bolas, perceberá que as zonas onde está a usá-los ganham maior volume automaticamente.”

A agência acrescenta ainda que “outras ilusões que podem ser utilizadas são o uso de brilhos para chamar a atenção para uma dada zona, o uso de biquíni caicai para aumentar o tamanho dos ombros, o soutien “cortina” para dar mais volume ao peito, as hot pants para encobrir a zona da barriga e dar foco às ancas, as cuecas cavadas para dar mais altura às pernas…”

Em terceiro lugar a agência defende que deve de conhecer o seu tipo de corpo, sendo este fundamental para o fitting. A Dressy Project fala de cinco tipos de corpo:

– Ampulheta (cintura fina e ombros da mesma largura das ancas):  “pode usar praticamente tudo, desde que mantenha o equilíbrio entre a parte de cima e a parte de baixo do biquíni”

– Oval (sem cintura definida, peito grande e a zona abdominal lateral faz uma forma oval): “deve apostar em soutiens estruturados, sem enchimento, e cueca de cintura alta, mantendo sempre cores neutras, escuras e sem padrão”

– Coluna (a largura dos ombros é igual à largura das anca, sem cintura e sem curvas): “pode e deve usar franjas, cores chamativas, estampados e padrões, sendo que os triquínis são uma peça altamente recomendada”

– Cone (ombros mais largos que as ancas): “na cueca, recorrendo a padrões, cores fortes, franjas e outras aplicações. Dica especial: Cuecas com riscas horizontais criam a ilusão de um ‘rabiosque’ maior”

– Pera (largura das ancas maior que a dos ombros): “usar soutiens mais chamativos, que valorizem a parte de cima do corpo, e verá o quanto a favorece! Mais uma nota: os soutiens caicai ou com enchimentos são ideais para este tipo de corpo. Ainda para este tipo de corpo, aposte em cuecas lisas, escuras e sem padrão, para não evidenciar ainda mais a anca”

Por último, a Dressy Project aconselha, de forma a manter os biquínis em bom estado durante mais tempo, “a lavar sempre e de imediato o biquíni ou fato de banho após a praia ou a piscina, para eliminar os vestígios de sal e cloro. Esta limpeza deve ser feita preferencialmente à mão, com um produto neutro que não detergente para roupa delicada. Na altura de o secar, lembre-se: não o deixe exposto diretamente ao sol!”