‘Sou o único ator português que está zangado com a SIC e TVI’

O desabafo de Vítor Espadinha

Vítor Espadinha que não voltaria a trabalhar na SIC ou na TVI. O ator, que ficou conhecido pela sua participação no programa ‘Malucos do Riso’, criticou a postura das estações de televisão e a forma como os atores mais velhos são tratados.

“Não gosto de telenovelas. Já fiz algumas por dinheiro. Sou o único ator português que está zangado com a SIC e TVI. Zanguei-me com a SIC ainda antes da Gabriela Sobral, na altura era o Luís Marques, zanguei-me com ele. Nunca mais pus os pés na SIC. E na TVI com o José Eduardo Moniz. Onde ele estiver, eu não entro. São pessoas que considero incompetentes. Não entendo como é que a SIC, estação do Balsemão, que era uma estação que dava cartas no tempo do Rangel, agora leva ‘porrada’ da TVI todos os dias. Hoje, quando muito, trabalho para a RTP”, revelou numa entrevista ao site Notícias ao Minuto.

Vítor Espadinha mostrou-se chocado com a forma como estas estações tratam os atores mais velhos: “Acho que nas telenovelas metem os amigos. A TVI despediu o Ruy de Carvalho? Estamos a brincar ou quê? É pura incompetência e não aguento, isto é superior às minhas forças. O Ruy de Carvalho é um grande profissional, já deu cartas, é um ator enorme. Não se pode despedi-lo”.

O ator defende que devem ser dadas oportunidades aos atores mais novos, mas que, acima de tudo, o talento e as capacidades profissionais devem ser os principais fatores tidos em conta: “Acho muito bem que os novos atores tenham oportunidades, mas temos de olhar à qualidade e ao talento das pessoas. É rara a vez que vejo uma novela, mas quando vejo aquilo é tão, mas tão mal desempenhado. Aquilo não tem classificação, o Zé é o Zé, o Albano é o Albano. Eles [os atores] são eles próprios. Não se nota a essência das personagens”.