Ciclismo. Froome vaiado na apresentação do Tour (com vídeo)

Adeptos não perdoam o multi-campeão britânico, apesar de este ter sido ilibado das acusações do uso de doping

A 105.ª edição da Volta a França começa este sábado e, por essa razão, a tarde desta quinta-feira foi destinada à apresentação das equipas em concurso. Uma cerimónia que ficou marcada pelos assobios e apupos a Chris Froome, o multi-campeão britânico que procura a quinta vitória na prova, bem como a toda a equipa da Sky.

Froome, recorde-se, foi no início desta semana ilibado das acusações de uso de doping na última Volta a Espanha pela União Ciclista Internacional (UCI). Aquele organismo foi sensível aos argumentos do ciclista, que justificou os números acima do permitido no uso do broncodilatador Salbutamol com recomendações médicas. O público, todavia, não ficou convencido e brindou Froome com sonoros assobios e vaias.

Froome and Sky are getting a warm reception from the crowd at the #TDF2018 team presentation. pic.twitter.com/tYt5UpGiZI

— alden (@aldentanaka) 5 de julho de 2018

Chris Froome’s frosty reception at today’s #sbstdf team presentation. Gonna be a long three weeks for a four-time champion who should be respected not harassed. pic.twitter.com/HAyc6sDu1s

— Michael Tomalaris (@miketomalaris) 5 de julho de 2018

Its gonna be a hell of three weeks for Froome pic.twitter.com/O2YyMgMFdD #TDF2018

— Tour de France 2018 (@LeTour_18) 5 de julho de 2018

 

Um cenário que levou a própria UCI a pedir aos adeptos para respeitar a sua decisão e garantir condições de segurança para Froome, que se manteve impenetrável à contestação, prometendo tudo fazer para voltar a conquistar o Tour.

Questionado sobre o tema, o colombiano Nairo Quintana, da Movistar, considerou "desagradáveis" as assobiadelas a Froome… sem fugir a uma alfinetada ao rival. "Ser assobiado pelo público nunca é agradável, mas às vezes colhe-se o que se semeia", disparou, numa clara demonstração de que a decisão da UCI está longe de colher unanimidade no seio da comunidade.