Politica

PS e PSD querem Mário Soares no Panteão Nacional

"o país de Mário Soares, deve-lhe uma homenagem, o reconhecimento que acompanhe o agradecimento dos portugueses, as honras do Panteão Nacional"

O PSD e o PS querem que sejam concedidas honras de Panteão Nacional a Mário Soares.

Os líderes parlamentares Fernando Negrão e Carlos César assinaram um diploma que entrou esta sexta-feira oficialmente na Assembleia da República, tendo sido também assinado pelos deputados socialistas Miranda Calha, Pedro Bacelar de Vasconcelos, Sérgio Sousa Pinto e Hortense Martins, e pelo social-democrata Duarte Pacheco, segundo a notícia avançada pela agência Lusa.

"O apelo é à perpetuação da memória e do legado de um homem livre, que serviu a liberdade, pelo povo português a que se honrava pertencer. Uma memória que necessariamente significa gratidão. Um legado de cidadania política, de sentido de Estado e de abertura à Europa e ao mundo", lê-se na exposição de motivos do diploma com o objetivo de serem concedidas honras ao antigo Presidente da República e primeiro-ministro.

Para aqueles que subscreveram o diploma, "o país de Mário Soares, deve-lhe uma homenagem, o reconhecimento que acompanhe o agradecimento dos portugueses, as honras do Panteão Nacional".