Tailândia. “O grupo não está apto para se submeter à missão [de resgate], neste momento”

Segundo o governador, os jovens já aprenderam a nadar 

O governador da Tailândia deu, nesta tarde de sexta-feira, uma conferência de imprensa sobre o resgate do grupo de jovens que está numa gruta desde dia 23 de junho, depois dos rumores para um possível resgate já esta noite, devido à previsão de chuvas fortes, que podem aumentar o risco já existente para o grupo.

Segundo atualizações do The Guardian, o governador da região de Chiang Rai afirmou que o grupo irá “sair por onde entrou” e que as equipas estão a “tentar elaborar o melhor plano possível”.

O governador acrescentou ainda que só irão tentar o resgate se “o risco for mínimo”, já que existe “receio em relação ao tempo e à falta de oxigénio dentro da gruta”, havendo a necessidade de “testar o plano”.

De acordo com as informações avançadas em conferencia de imprensa, o grupo já terá aprendido a nadar, ainda assim continua a ser necessário “garantir a segurança” dos 13 jovens. O mergulhador britânico que terá ido recentemente ao encontro dos rapazes adiantou que estes se encontram bem.

Questionado se iria tentar retirar o grupo da gruta esta noite, caso comece a chover, o governador respondeu:  “o grupo não está apto para se submeter à missão, neste momento”.