No ano passado foram vendidas mais de 16 mil embalagens de anti-histamínicos por dia

Os números indicam que em 2017 foram vendidas 6.127.288 caixas de comprimidos para as alergias, especialmente entre janeiro e maio

No ano passado, os portugueses compraram mais de 16 mil embalagens de anti-histamínicos por dia, segundo os dados divulgados pela Infarmed.

Os números indicam que em 2017 foram vendidas 6.127.288 caixas de comprimidos para as alergias, especialmente entre janeiro e maio.

Entre 2010 e 2017 o número de consumo de anti-histamínicos foi quase sempre aumentando. No entanto, o ano passado registou-se uma ligeira diminuição nesse consumo.

Quanto à despesa com estes medicamentos, entre 2010 e 2013 a despesa diminuiu, tendo sofrido um aumento a partir de 2014. Segundo a Infarmed, este crescimento deveu-se à comparticipação de novos medicamentos, à utilização de anti-histamínicos que não estão sujeitos a receita médica e ao aumento da utilização de medicamentos já comparticipados.

Lisboa e Vale do Tejo é a região do país que apresenta o número de consumo mais elevados por mil habitantes, já a região Centro é a que demonstra um menor consumo por mil habitantes.