Internacional

Dez curiosidades do batizado do príncipe Louis

O terceiro filho do príncipe William e Kate Middleton é batizado esta segunda-feira, às 16 horas, na Capela Real do Palácio de St. James

Costuma ser um dos momentos marcantes em qualquer família cristã, mas para a família real britânica assume toda uma nova dimensão. É o batizado do príncipe Louis, filho de Kate Winslet e William, e será hoje, pelas 16 horas, na Capela Real do Palácio de St. James. Há poucos meses, Meghan Markle foi batizada no mesmo local para se poder casar com o príncipe Harry. 

Se um batizado por si só já tem uma série de tradições, os da família real ainda têm mais uns quantos. Saiba quais as curiosidades deste batizado. 

Batizar dois meses depois

A família real tem a tradição de batizar os seus novos membros dois meses depois de nascerem. 

Água do rio Jordão

O príncipe será batizado com água proveniente do rio Jordão. O príncipe William esteve recentemente na Jordânia, onde ele próprio a poderá ter recolhido. A tradição baseia-se na fé anglicana, com a Rainha a ser a chefe da Igreja, por ter sido nesse rio onde Jesus terá sido batizado por João, o Baptista. 

A taça que vale milhares de libras

A água será mantinha na Taça Lily, uma taça larga que tem sido usada para os baptizados dos membros da família real há 178 anos. Estima-se que o seu valor ronde os 14,600 dólares (12,400 euros) e foi desenhada pelo príncipe Albert em 1840. A taça faz parte do património joalheiro da rainha, sendo guardado na Torre de Londres. 

O vestido histórico

Outra das peculariedades do baptizados é a indumentária com que o príncipe participará na cerimónia. À semelhança de muitos dos seus familiares, o príncipe Louis será baptizado vestindo uma réplica exacta do vestido usado pelo primeiro filho da Rainha Victoria, em 1841. O vestido original foi usado por todos os membros da família real até 2008, num total de 62, quando se tornou demasiado frágil, sendo substituído por uma réplica. 

O mesmo padre de sempre

O clérigo que procederá ao batizado não é outro dos pormenores de relevo da cerimónia. Ao ser da família real, o príncipe será baptizado pelo arcebispo da Cantuária Justin Welby, o líder da Igreja de Inglaterra. Por ser líder da igreja, o arcebispo celebra todas as cerimónias religiosas que envolvem a família real. 

Seis padrinhos e madrinhas

Ao contrário dos baptizados de pessoas comuns, o príncipe Louis não terá apenas um padrinho e uma madrinha, mas sim vários. A família real divulgou que Louis terá seis padrinhos. O príncipe William também teve seis, enquanto o príncipe George teve sete e a princesa Charlotte cinco. 

Ausentes da cerimónia

A Rainha Isabel II e o duque de Edinburgh, Filipe, não estarão presentes no baptizado do seu bisneto. O Palácio de Buckingham explicou que a decisão não se deve por razões de saúde, mas pela ocupada agenda da Rainha Isabel II, de 92 anos, que participará na cerimónia do centenária da Royal Air Force e que receberá o presidente norte-americano Donald Trump em Windsor. Já Filipe, de 97 anos, afastou-se nos últimos anos dos serviços reais, passando a maior parte do seu tempo longe de Londres. 

Uma data simbólica

A data do batizado não é omissa em simbolismo. A 9 de julho de 1947, a Rainha Isabel II e Filipe anunciaram o noivado. 

A foto real

Depois da cerimónia e do chá privado, a família real tirará uma foto, marcando o momento para a História da dinastia. O fotógrafo oficial da cerimónia, que também fotografou a cerimónia dos 70 anos de casamento de Isabel II e Filipe, será Matt Holyoak. O fotógrafo escreveu na rede social Twitter estar "encantado". Será a primeira vez que os cinco da família de Kate e William serão fotografados em conjunto. 

A Mary Poppins real

A ama da família real desempenha um papel fundamental nestas cerimónias. Vestida com a tradicional farda, criada em 1892, a ama Maria Borrallo acompanha as crianças reais para todo o lado. Recebeu formação no colégio das amas, o Colégio Norland, o mais reputado a nível internacional, em artes marciais e condução evasiva para conseguir fugir dos paparazzi a alta velocidade.