EDP Distribuição investe 799 milhões de euros

 No final deste período ficarão em exploração mais nove subestações e 1500 quilómetros de rede de alta e média tensão. 

 A EDP Distribuição vai investir 799 milhões na rede elétrica até 2021 no âmbito do Plano de Desenvolvimento e Investimento da Rede de Distribuição (PDIRD) aprovado pelo governo. No final deste período ficarão em exploração mais nove subestações e 1500 quilómetros de rede de alta e média tensão.

Nos últimos 12 anos a empresa investiu cerca de 3,8 mil milhões de euros na rede elétrica, “o que permitiu atingir indicadores de qualidade de serviço que a colocam ao nível das melhores congéneres europeias” e possibilitou que no plano agora aprovado “já tenha sido possível considerar reduções de investimento, com impacto positivo para os consumidores”.

A EDP Distribuição é, atualmente, a empresa concessionária da rede de distribuição de alta e média tensão em Portugal Continental e das redes de baixa tensão dos 278 municípios portugueses, distribuindo eletricidade para 99,5% dos pontos de entrega nacionais, num total de 6,1 milhões.

Esta concessão foi atribuída à EDP Distribuição por um período de 20 anos, que termina em momentos diferentes entre 2016 e 2026 (Porto, Cascais, Arouca são os últimos), mas a maioria dos quais chega ao fim entre 2021 e 2022.