João Lourenço visita Lisboa até ao final do ano

A visita só acontecerá depois da deslocação de António Costa a Luanda em setembro 

O presidente de Angola visita Lisboa até ao final do ano, respondendo assim ao convite de Marcelo de Rebelo de Sousa feito na tomada de posse de João Lourenço como chefe de Estado em setembro do ano passado.

"Está fechado. O presidente de Angola vem a Portugal até final do ano", confirmou fonte oficial ao Expresso. Segundo o mesmo jornal, Marcelo e o ministro das Relações Exteriores de Angola, Manuel Domingos Augusto, aproveitaram o encontro desta segunda-feira para começar a procurar datas para a visita. Certo é que a visita só acontecerá depois da deslocação de António Costa a Luanda em setembro deste ano. 

Também esta segunda-feira, Costa recebeu de Manuel Domingos Augusto uma carta do presidente angolano, João Lourenço, que disse traduzir "um sinal das boas relações" entre os dois países.

O documento foi entregue por Manuel Domingos Augusto no início da reunião com o primeiro-ministro português, nas instalações provisórias do primeiro-ministro português, no Terreiro do Paço, em Lisboa.

António Costa recebeu o envelope fechado, em formato A4, tendo Manuel Domingos Augusto adiantado logo uma explicação para este ato diplomático: "É um sinal das boas relações" entre os dois países, disse. Contudo, o teor da carta de João Lourenço para Costa não foi divulgado.