Três anos depois, Nani regressa ao Sporting

O extremo chega a custo zero e assinou um contrato válido para as próximas duas temporadas

Nani está oficialmente de regresso ao Sporting. O extremo de 31 anos foi apresentado esta quarta-feira numa conferência de imprensa realizada em Alvalade e tornou-se, desta forma, o segundo reforço de Sousa Cintra, depois de o presidente da comissão de gestão já ter garantido o regresso de Bruno Fernandes, que havia, recorde-se, avançado com o pedido de rescisão com o clube verde-e-branco. Esta será a terceira passagem do internacional português pelo emblema de Alvalade, onde chegou primeiramente para representar os juniores (2003), depois de ter realizado a sua formação no Real Massamá.
Nani atuou pela primeira vez ao serviço da equipa principal dos verdes-e-brancos em 2005, tendo estado nos séniores dois anos, até 2007, ano em que o Manchester United adquiriu o passe do jogador numa operação que custou aos cofres do clube inglês 25 milhões de euros. Mais tarde, em 2014, o extremo acabaria por regressar aos leões por mais um ano, até 2015, emprestado pelo clube de Manchester, ao abrigo do contrato de aquisição de Marcos Rojo.
Entretanto, nos últimos três anos, o extremo passou pelos turcos do Fenerbahce (2015/16), pelos espanhóis do Valência (2016/17) e, na temporada transata, alinhou por empréstimo nos italianos da Lazio (2017/18).
Agora, Nani voltará a vestir de leão ao peito, emblema onde conquistou por duas vezes a Taça de Portugal (primeiro em 2007 e, mais tarde, aquando da sua segunda passagem por Alvalade, em 2015). O extremo, que chega aos leões a custo zero, assinou um contrato válido para as próximas duas épocas, até 30 de junho de 2020. Num comunicado enviado pelo clube verde-e-branco à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) não foi fixada qualquer cláusula de rescisão.

‘Bem-vindo a Casa’ Depois da mensagem publicada nas redes sociais do Sporting a oficializar a contratação de Nani, onde podia ler-se “Bem-vindo a Casa”, já durante a tarde, na sua apresentação, Sousa Cintra não escondeu a felicidade neste regresso. Pérola da formação leonina, o dirigente salientou que este foi um dia “importantíssimo para o Sporting”. A fazer uso do ditado “o bom filho à casa torna”, o dirigente dos verdes-e-brancos relembrou que o extremo faz parte da mesma “onda” que outros grandes nomes de futebolistas portugueses.  “[Nani] é das pérolas do Sporting, passaram por aqui grandes jogadores, nesta nova fase passou por aqui o Figo, passou o Cristiano Ronaldo e o Nani, que é exatamente na mesma onda, é gente importantíssima, que vive de alma e coração o Sporting”, declarou.
De seguida, após as declarações feitas por parte do presidente da SAD, foi o próprio atleta a mostrar a sua satisfação. “É sempre bom voltar a casa, estar perto da família, dos amigos, uma casa que bem conheço e onde me sinto muito bem”, afirmou. “Prometo o mesmo de sempre: muito trabalho, dedicação, ambição. Sabemos que o clube passou por uma fase complicada, mas estamos aqui para dar a volta e ter a certeza que de hoje em diante o clube possa melhorar e é isso que vou tentar fazer, dar o meu melhor em prol do clube para que possamos no final ser felizes”, acrescentou ainda o extremo que garantiu estar “de corpo e alma” na luta pelos objetivos traçados pelo clube para a época que se avizinha.