Descoberto o mais antigo fragmento da “Odisseia”

É uma placa de argila e nela estão inscritos 13 versos do grande poema épico. O achado está a provocar algum entusiasmo uma vez que os arqueólogos admitem que este artefacto possa remontar ao século III d.C.

A descoberta foi feita nas escavações que estão a ser levadas a cabo na antiga cidade de Olímpia, no sudoeste da Grécia, e o Ministério da Cultura daquele país fez ontem o anúncio, indicando que a placa de argila poderá ser do século III d.C. ou até anterior. “Se esta datação for confirmada, a placa poderá ser o registo escrito mais antigo da obra de Homero jamais descoberto”, refere o comunicado governamental, citado pela AFP.

Os 13 versos que se lêem nesta placa integram o canto 14 da "Odisseia", onde se narra o momento da chegada de Ulisses à ilha de Ítaca, dez anos depois do fim da Guerra de Tróia, a qual se prolongara por outra década. Naquele fragmento conta-se o momento do reecontro do herói com os seu velho criado, Eumeu.

Homero terá vivido no século VIII a.C., e a "Odisseia" segue as peripécias de Ulisses e dos seus homens, que tentam regressar a cada após os longos anos da guerra que terminou com a conquista de Tróia, triunfo só possível graças à astúcia de Ulisses, que teve a ideia de infiltrar os gregos nas muralhas troianas dentro do que ficou conhecido como o Cavalo de Tróia. Estes feitos são narrados no anterior poema épico de Homero, a "Ilíada". Aqueles episódios foram inicialmente transmitidos por via oral, e os poemas foram registados em rolos, ainda antes da era cristã. Até hoje, foram apenas descobertos alguns fragmentos no Egipto.

A descoberta foi feito por uma equipa dos serviços de arqueologia da Grécia, dirigida por Erophilis-Iris Koleda, que desde há três anos, com o apoio do Instituto Alemão de Arqueologia (e arqueólogos de várias universidades deste país), vem trabalhando em volta dos vestígios de um templo de Zeus naquela região do Peloponeso, berço dos Jogos Olímpicos.