“Teste do Pezinho”. Mais 97 bebés em Portugal em 2018

Segundo os dados do “teste do pezinho” foram feitos 41.786 exames no primeiro semestre deste ano

Os dados do Programa Nacional de Diagnóstico Precoce, mais conhecido como “teste do pézinho”, apontam para um total de 41.786 exames feitos entre janeiro e junho de 2018, o que representa um crescimento em relação ao mesmo período do ano anterior, onde foram feitos 41.689. Ou seja, nasceram mais 97 bebés neste primeiro semestre deste ano.

O “teste do pezinho” cobre quase a totalidade dos nascimentos em Portugal e é feito quando o bebé tem apenas três dias. Este diagnóstico é coordenado pela Unidade de Rastreio Neonatal, Metabolismo e Genética, pertencente ao Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA).

O mês de janeiro deste ano terá registado o valor mais alto deste semestre, com 7.789 testes realizados. A maior parte dos nascimentos aconteceram em unidades hospitalares localizadas em Lisboa e Porto, sendo que a capital regista 12.501 testes e o porto 7.462. Bragança e Portalegre registam os números mais baixos: 279 e 332, respetivamente.

Este teste é feito através a recolha de sangue no pé do recém-nascido, permitindo diagnosticar um leque de doenças graves que podem provocar, mais tarde, o atraso do desenvolvimento cerebral da criança, alterações neurológicas e hepáticas e até situações de coma.