Exames Nacionais. Maior parte dos alunos do 9º ano teve negativa no exame de Matemática

Foram realizadas no total 189.266 provas no âmbito de várias matérias do ensino básico

O gabinete do ministro da Educação revelou, esta sexta-feira, os resultados relativos à primeira fase de exames do 9º ano. Segundo os dados revelados, as 189.266 provas "foram realizadas em 1.255 escolas localizadas em Portugal Continental, nas Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira e nas escolas no estrangeiro com currículo português". 52% dos alunos reprovaram na prova de Matemática.

No exame de Português, "a classificação média evidencia uma subida em comparação com os resultados do ano anterior, observando-se uma variação de oito pontos percentuais", ou seja, "cerca de 87% dos alunos obtiveram uma classificação igual ou superior a 50% na prova de Português". Relativamente ao exame de Matemática, "observa-se uma descida no valor da média das classificações, de seis pontos percentuais", sendo que 52% teve negativa a esta disciplina.

Estes exames são obrigatórios a todos os alunos internos do último ano do 3º ciclo. As 189.266 provas foram realizadas no âmbito das “disciplinas de Português, de Matemática, de Português Língua Segunda, para alunos surdos, e de Português Língua Não Materna, o que totaliza mais 3.949 provas do que no ano transato".

Relativamente às médias dos exames na disciplina de Português e Matemática, os valores foram de 66% e 47% , respetivamente.