Tailândia. Rapazes da gruta foram encontrados pelo cheiro

John Volanthen foi um dos dois mergulhadores britânicos que encontraram a equipa futebol e fez a revelação numa entrevista à BBC

Um dos dois mergulhadores britânicos, John Volanthen, disse que conseguiram encontrar os 12 rapazes e o treinador, encurralados num complexo de grutas no norte da Tailândia, pelo cheiro. Em entrevista à BBC, Volanthen disse que, "ao contrário do que foi dito por alguma imprensa, não foi por sorte". 

O mergulhador explicou que neste tipo operações de busca e salvamento os profissionais mergulham, e vêm à tona da água em todos os pequenos espaços que consigam encontrar, esperando localizar as vítimas. O britânico referiu ainda que faz parte do procedimento estar-se atento ao meio que os rodeia, gritando e até cheirando. "Neste caso, começámos a cheirar as crianças antes de as vermos", explicou. 

Os 12 rapazes e o treinador foram resgatados com sucesso das grutas no passado fim de semana. Estiveram mais de duas semanas encurralados na gruta por causa da subida abrupta das águas na época das monções.