Combustíveis. Prepare-se para nova subida de preços

Maior aumento será na gasolina que terá uma subida de 3 cêntimos, preço por litro ficará acima dos 1,60 euros.

Prepare-se para um aumento dos combustíveis a partir desta segunda-feira. A gasolina deverá aumentar três cêntimos por litro – levando este combustível a voltar a atingir valores elevados, acima dos 1,60 euros – enquanto o gasóleo deverá subir 1,5 cêntimos por litro, o que colocará esta combustível acima de 1,36 euros. Esta será a primeira subida em três semanas. Desde dia 9 de julho – altura em que os preços começaram a descer – os combustíveis desceram menos de um cêntimo nos postos de abastecimento nacionais.

Esta valorização deve-se à evolução do preço do petróleo nos mercados internacionais nas últimas semanas. A tonelada métrica da gasolina valorizou perto de 5% na semana passada, tendo em conta os preços médios das últimas quatro sessões, face ao mesmo período da semana passada. Já o gasóleo registou uma subida mais ténue, mas ainda assim acima de 3%.

Os dados da Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG) mostram que o preço médio do litro de gasolina em Portugal custa atualmente 1,617 euros enquanto o do gasóleo vale 1,400 euros. As cotações podem no entanto variar nos postos de abastecimento, já que o preço fixado na rede tem ainda em conta o nível de concorrência, da oferta e da procura em cada mercado e o nível de custos fixos de cada posto.

O último relatório de Bruxelas mostra que, depois de impostos, o preço médio da gasolina 95 octanas praticado em Portugal é o oitavo mais caro em toda a UE. Já o gasóleo ocupa a 9ª posição entre os países do espaço comunitário. Os mesmos dados mostram que a fiscalidade é o fator que mais pesa nos preços dos combustíveis em Portugal.

Truques

Com os preços dos combustíveis a atingir recordes, principalmente no caso da gasolina, nada melhor do que seguir algumas regras de ouro que podem fazer toda a diferença no momento em que está a abastecer o seu veículo. Além de analisar o valor –  analise as várias ofertas para conseguir abastecer num sítio mais económico – deve escolher a altura certa para o fazer. O ideal é ser de manhã cedo ou à noite, pois são consideradas as melhoras alturas já que a temperatura está mais fresca. Ou seja, o combustível está mais denso e como paga por cada litro de gasolina estará a abastecer mais e a pagar menos.

Por outro lado, controle a velocidade. A explicação é simples: se conduz a alta velocidade o seu carro consome combustível mais rapidamente. Desta forma, opte por conduzir mais devagar para poupar. E tenha a manutenção em dia, pois terá uma performance mais eficaz com consumos menores.

Tenha  também em atenção o uso do ar condicionado – não esteja constantemente a ligar e a desligar o ar, pois isso consome mais combustível – e sempre que possível prefira locais com sombra, uma vez que, estacionar ao sol favorece a evaporação do combustível.