Sabia que mais de 98% dos alimentos que come em Portugal são seguros?

Dados são da Autoridade Nacional Europeia para a Segurança dos Alimentos.

Um estudo da Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA) traz boas notícias para os portugueses. Parece que, de acordo com o estudo, 98,4% dos produtos portugueses "estão em segurança".

Segundo os revelados pela EFSA, 96,2% dos alimentos "estão livres de resíduos de produtos fitofarmacêuticos" ou "contêm resíduos em níveis dentro dos limites legais". Portanto, pode dizer-se que os portugueses podem confiar em praticamente todos os alimentos produzidos em Portugal.

O estudo indica mesmo que Portugal está "acima da média dos países que integram a zona euro" – com cerca de 98,4% das amostras "níveis dentro dos limites legais ou livre de resíduos quantificáveis". 

“O sector da produção alimentar europeia está de parabéns pelos dados apresentados. Mais uma vez, os dados científicos revelados pela EFSA vêm espelhar o rigor e qualidade do trabalho de todos os que diariamente se dedicam à produção de alimentos, mas também de quem está na retaguarda a assegurar o desenvolvimento de tecnologia que permita aumentar continuamente o rigor e qualidade da produção agrícola", avançou o diretor executivo da Associação Nacional da Indústria para a proteção das Plantas (ANIPLA), António Lopes Dias. 

O estudo inclui várias amostras, em que "a maioria (67%) é originária dos Estados-Membros da UE, da Islândia e da Noruega; 26,4% dizem respeito a produtos importados de outros países, e  6,6% a produtos de origem desconhecida".