Mensagem de alerta de incêndios chega até “12 horas a seguir à ordem emitida pela Proteção Civil”

Governo diz que mensagens chegam nas duas primeiras horas

A Vodafone afirma que as mensagens de alerta à população são enviadas até "12 horas a seguir à ordem emitida pela Proteção Civil". diz o Jornal de Notícias esta quinta-feira (acesso pago). O Ministério da Administração Interna (MAI) assegura que a maioria das mensagens enviadas pelas operadoras de telecomunicações – para alertar as populações para o risco de incêndio – é entregue nas duas primeiras horas, logo após a ordem de ser emitida pela Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC).

O sistema de alertas por SMS, criado há cerca de dois meses, tem o objetivo de informar as populações de quando é que é declarado o Estado de Alerta Especial de Nível Vermelho e, posteriormente, as pessoas que se encontrem no distrito em que o estado de alerta foi criado recebem uma mensagem.

As sms podem demorar até 12 horas a chegar ao sue destino – desde que a ANPC emite a ordem até começarem a ser enviadas pelas operadores de telecomunicações. O SOL sabe que o alerta não é emitido quando o fogo deflagra, mas sim quando são detetadas condições que podem dar origem a este tipo de problemas.

Em comunicado enviado às redações, o MAI  refere que, no teste realizado em maio deste ano, foram enviados sms para quem se encontrava nos distritos de Aveiro e Viseu – um total de cerca de 1,4 milhões de pessoas. “Cerca de 90% das mensagens foram entregues nas duas primeiras horas“, afirma o Governo.

Notícia corrigida: SMS não é enviada "nas" 12 horas imediatamente a seguir, mas "até" 12 horas após a ordem ser emitida pela Proteção Civil