Dia Internacional da Cerveja. Damos-lhe nove razões para beber pelo menos uma por dia

Esta sexta-feira, dia 3 de agosto, celebra-se o Dia Internacional da Cerveja.

Bebemos uma imperial porque nos sabe bem, e não porque estamos a pensar em questões relacionadas com a nossa saúde. Mas a verdade é que existem (pelo menos) 9 razões para beber cerveja.

Nós explicamos.

1- Vivemos mais tempo: Investigadores da Universidade de Virginia (EUA) descobriram que beber cerveja regularmente – com moderação – diminui em 19% as probabilidades de morrer prematuramente.

2 – Ajuda a emagrecer: O consumo de cervejas mais fortes ajudam a emagrecer, defende o professor da King’s College Tim Spector, autor do livro ‘The Diet Myth’.Spector afirma que as cervejas belgas, por exemplo, fazem bem à flora intestinal.

3 – Mantém o cérebro saudável: Um estudo publicado no New England Journal of Medicine descobriu que as mulheres que ingeriam uma bebida alcoólica por dia tinham uma menor probabilidade de ter problemas cognitivos no futuro.

4 – A ‘barriga de cerveja’ não existe: Um estudo da UCL afirma que não existem provas científicas que sustentem a crença popular de que o consumo desta bebida cria a conhecida ‘barriga de cerveja’. 

5 – Previne o desenvolvimento de pedras nos rins: As pessoas que bebem cerveja com moderação têm menos 41% de hipóteses de desenvolver pedras nos rins, explica um estudo publicado no Clinical Journal of the American Society of Nephrology.

6 – Tem menos calorias que o leite magro e o sumo de laranja: A marca Guinness divulgou um estudo que mostra as cervejas mais escuras e ‘pesadas’ possuem menos calorias que estas duas bebidas.

7 – Ajuda a combater o Alzheimer: O Xanthohumol volta a ter um papel fundamental no funcionamento do organismo – este elemento ajuda a proteger o cérebro e a prevenir o desenvolvimento de doenças degenerativas, como o Alzheimer ou o Parkinson.

8 – Tem muitas vitaminas: De acordo com o médico Stephan Domening, as cervejas estão cheias de nutrientes, incluindo vitaminas.

9 – Torna os ossos mais fortes: O consumo de um a dois copos de cervejas por dia torna os ossos mais fortes, explica um estudo do Journal of the Science of Food and Agriculture.