Conselho de redação da RTP dá parecer desfavorável a mudanças na direção de informação

Recorde-se que na passada quarta-feira a Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) também demonstrou parecer desfavorável a estas alterações

O Conselho de Redação da RTP deu esta sexta-feira parecer desfavorável à destituição de Hugo Gilberto da RTP, diretor-adjunto de informação, e Victor Alves, subdiretor de conteúdos da RTP Açores.

De acordo com a Agência Lusa, o Conselho de Redação da RTP decidiu esta quinta-feira"emitir parecer desfavorável sobre as mudanças na direção de informação, por ausência de fundamentação".

Recorde-se que na passada quarta-feira a Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) também demonstrou parecer desfavorável a estas alterações, uma vez que faltavam esclarecimentos. Na quinta-feira, a RTP afirmou que iria enviar à ERC os “esclarecimentos necessários” para uma decisão acerca das mudanças na direção de informação.

Esta sexta-feira, o Conselho de Redação da RTP enviou um comunicado, a que a Lusa teve acesso, à administração da RTP em que lamenta ter tido conhecimento “das alterações na direção de informação através das notícias dos jornais" e só ter recebido um pedido de parecer “dois dias passados sobre a publicação oficial das nomeações e exonerações".

"Pelo exposto, e enquanto se mantiver a ausência de fundamentação, o Conselho de Redação não pode emitir parecer favorável às mudanças na direção de informação”, lê-se no comunicado.