Costa participa no briefing da Autoridade de Proteção Civil

Primeiro-ministro tem estado a acompanhar por telefone o evoluir da situação em Monchique, mas não vai, para já, ao terreno.

António Costa estará presente esta quarta-feira no briefing operacional da Autoridade Nacional de Proteção Civil sobre a situação dos incêndios em Monchique e que já afetam outros concelhos.  

O primeiro-ministro, tal como o Presidente da República, seguiu as instruções da comissão técnica de peritos sobre a tragédia de Pedrógão Grande  há um ano e "não vai ao terreno", segundo fonte do seu gabinete. 

Nesta fase, o primeiro-ministro está a acompanhar em permanência o evoluir da situação com o Ministério da Administração Interna, Ministério da Agricultura, Ministério da Defesa e da Segurança Social. 

O primeiro-ministro colocou ontem, na sua conta oficial do Twitter,  um conjunto de fotos do seu gabinete provisório no Terreiro do Paço a garantir que "estava em contacto permanente" com todas as autoridades sobre a situação em Monchique.  O registo mereceu várias críticas nas redes sociais. 

Esta terça-feira está previsto também o tradicional encontro semanal entre o primeiro-ministro e o Presidente da República. Marcelo Rebelo de Sousa já tinha anunciado publicamente que tinha compromissos em Lisboa  esta terça-feira. O Presidente passou quatro dias de férias no centro do país, nas zonas mais afetadas pelos incêndios do ano passado. Esta semana deve seguir para o Algarve.