Ordem dos Engenheiros disponibiliza-se para ajudar em Monchique

Também há um ano, mais de 470 engenheiros disponibilizaram-se para ajudar em Pedrógão Grande. Contudo, a ajuda nunca foi solicitada.

A Ordem dos Engenheiros disponibilizou-se para ajudar os cidadãos e as localidades afetadas pelo incêndio que está a lavrar em Monchique desde a passada sexta-feira.

Também há um ano, mais de 470 engenheiros disponibilizaram-se para ajudar em Pedrógão Grande. Contudo, segundo uma nota da Ordem, de acordo com a Agência Lusa, a ajuda nunca foi solicitada.

"Recorde-se que, em junho de 2017, foi criada uma Bolsa Técnica Solidária, à qual aderiram de imediato 474 engenheiros voluntários, dispostos a colocar os seus conhecimentos técnicos ao serviço das entidades públicas e dos cidadãos, e que nunca foram chamados a participar em qualquer ação de recuperação ou prevenção", pode ler-se.

Além disto, a Ordem dos Engenheiros destaca ainda a importância da intervenção “constante e planeada, efetivada por técnicos de que o país dispõe” e refere que o papel dos engenheiros nestas situações “é crucial”, já que o seu trabalho pode minimizar “as consequências destes acontecimentos”.

"Os engenheiros florestais e os engenheiros agrónomos, entre outros, são os profissionais mais capacitados a desenvolver e implementar aquelas medidas que permitirão ao país enfrentar devidamente este flagelo e, nesse enquadramento, o seu papel não pode nem deve ser ignorado", acrescenta a Ordem.

Recorde-se que as chamas estão a lavrar em Monchique desde sexta-feira e várias localidades tiveram de ser evacuadas.