Portugal é o segundo país que mais fundos recebeu de Bruxelas

Até ao fim de junho foram transferidos 5,7 mil milhões de euros

Em três anos, Portugal recebeu 5,7 mil milhões de euros da Comissão Europeia, o que fez com que subisse para o segundo lugar na lista de Estados-membros que mais fundos comunitários receberam até junho.

“Até ao final de junho de 2018 foram transferidos 5.711 milhões de euros para Portugal pela Comissão Europeia (CE). Este valor equivale a 21,9% do valor programado no Portugal 2020 e mantém-se acima da média da UE [União Europeia] (que se encontrava em 14,6%), sendo a taxa mais elevada entre os Estados-membros com envelopes financeiros mais elevados (acima de sete mil milhões de euros)”, pode ler-se no Boletim Informativo de Fundos publicado este sábado por Bruxelas.

No mês de março, Portugal estava em terceiro lugar depois de ter recebido 18,6% do valor programado no Portugal 2020, ou seja cerca de cinco mil euros.

À frente de Portugal está a Polónia, em primeiro lugar, e a seguir – “muito próximo” – está a França. Ao todo foram transferidos da Comissão Europeia para os Estados-membros 66.413 milhões de euros, dos quais 8,5% vieram para Lisboa.