Sabe por que é que é canhoto?

Na Idade Média, de acordo com o New York Times, pensava-se que ser canhoto era sinal de que a pessoa “compactuava com o diabo” e que este tipo de deficiência devia ser corrigida. Mas afinal, porque é que existem pessoas que escrevem com a mão esquerda?

Os dados disponíveis indicam que cerca de 90% da população é destra e, portanto, significa que os outros 10% são canhotos e utilizam a mão esquerda para escrever. Os cientistas relacionam isto com a genética, mas há quem não pense assim.

De acordo com um estudo divulgado na PLOS Genetics, os genes e as mutações genéticas que ocorrem podem influenciar o desenvolvimento da “assimetria esquerda – direita no corpo e no cérebo”.

Segundo a explicação do site Smithsonian, existe a possibilidade de alguns genes ditarem, em parte, que mão é que mais é utilizada. No entanto, os cientistas acreditam que o genes apenas têm 25% dessa responsabilidade, e que ser canhoto – ou não – pode ser, de facto, algo totalmente aleatório.

"Pensamos que algumas pessoas são canhotas, porque há milhões de anos, em termos evolutivos, terá sido vantajoso durante lutas corpo a corpo", referem os investigadores do estudo.

Os cientistas concordam, apesar de não existirem dados completamente conclusivos, que parecem não existir grandes diferenças entre pessoas destras e esquerdinas, relativamente a características de personalidade.