GNR passou 3.650 coimas por falta de limpeza dos terrenos

Apenas 898 dos autos levantados foram retirados depois dos proprietários terem feito os trabalhos de gestão do combustível florestal

GNR passou 3.650 coimas por falta de limpeza dos terrenos

A GNR vai avançar com 3.650 dos 4.987 autos levantados por falta de limpeza dos terrenos. As coimas podem variar entre 280 euros e 10 mil euros para pessoas singulares e entre três mil e 120 mil euros para pessoas coletivas.

Até 31 de maio, a GNR passou 2.235 autos. No entanto, estes podiam ser anulados caso os proprietários procedessem à limpeza das áreas. “1.280 foram anulados e 898 efetivados, seguindo estes últimos os seus normais trâmites administrativos, estando ainda a decorrer diligência no âmbito dos restantes processos (57)”, avançou fonte da GNR à Agência Lusa.

Entre 1 de junho e 12 de agostos as autoridades levantaram mais 2.752 autos de contraordenação, somando, no total, 3.650 proprietários multados.

“A partir do momento em que é levantado o auto de contraordenação, é remetida cópia do mesmo à respetiva Câmara Municipal, a qual notificará os proprietários para procederem à limpeza e, em caso da situação não regularizada, esta poderá substituir-se a mesmo”, explica a GNR.

Apesar do Orçamento do Estado ter estipulado o dia 15 como limite para que todos os proprietários limpassem os seus terrenos, o governo aprovou um decreto-lei para que não fossem aplicadas coimas até ao final do mês de maio. Nessa data, caso os proprietários não cumprissem o estipulado, eram as Câmaras Municipais que tinham de garantir os trabalhos de gestão de combustível florestal.