Enfermeiros. Bastonária diz haver “motivos para a greve”

“A ordem apoia sempre e tem apoiado sempre todas as greves de enfermeiros, independentemente do sindicato que as convocam, pelo que esta não é exceção”.

Ordem apoia Greve 

Ana Rita Cavaco, bastonária da Ordem dos Enfermeiros, disse ontem que “há motivos para a greve”, apesar de os sindicatos se encontrarem em negociações com o governo, porque este não cumpriu o prazo estipulado para a reposição das carreiras.

Em entrevista à RTP, a bastonária referiu que   apesar de a greve ser “longa” e estar a criar algumas preocupações por causa do cancelamento de cirurgias, apoia a greve: “A ordem apoia sempre e tem apoiado sempre todas as greves de enfermeiros, independentemente do sindicato que as convocam, pelo que esta não é exceção”.

 

Preocupação 

Quanto a setembro, a responsável mostrou-se preocupada, pois será o mês em que os sindicatos decidirão se partem para uma nova greve ou optam por “outro tipo de ação”. “O governo tem todas as condições para apresentar a proposta a que se comprometeu” porque “os enfermeiros estão sem carreira desde 2009 e congelados nos seus escalões desde 2005”, disse.

 

35 horas de trabalho

Quanto às 35 horas de trabalho, Ana Rita Carvalho voltou a dizer que, do seu ponto de vista, para que a situação funcione é necessário contratar 1.700 enfermeiros, sendo que até ao momento só foram contratados mil.