Pedofilia. Papa Francisco sente “vergonha e arrependimento”

Numa carta disponibilizada pelo Vaticano, o Papa pede perdão às vítimas dos escândalos de pedofilia

O Papa Francisco enviou uma carta às crianças que foram abusadas sexualmente por padres, pedindo desculpa por terem sido negligenciadas e abandonadas pela igreja.

Na carta, divulgada pelo Vaticano, o Papa Francisco começa por citar São Paulo dizendo “um membro sofre? Todos os outros membros sofrem com ele”. O Sumo Pontífice sente “vergonha e arrependimento por não a igreja não ter agido “a tempo para reconhecer a dimensão e a gravidade do dano que estava a ser causado em tantas vidas”. “Nós negligenciamos e abandonamos os pequenos”, lamenta.

Para além disso, o Papa Francisco reforça que os abusos a menores feitos por “clérigos e pessoas consagradas” são um crime “que gera profundas feridas de dor e impotência”.

“As feridas nunca desaparecem e nos obrigam a condenar veemente estas atrocidades, bem como unir esforços para erradicar essa cultura de morte”, afirma ainda o Papa apelando que situações futuras não sejam “ocultadas e perpetuadas”. O Papa Francisco referia-se às confissões que foram ocultadas por bispos no caso das investigações da Pensilvânia.

Apesar da grande maioria dos casos identificados pela investigação do Tribunal de Justiça estar prescrito perante a lei, o Sumo Pontífice relembra que “as feridas nunca prescrevem”.