Grécia. Alex Tsipras diz que país recupera agora o “direito a definir o seu destino”

O primeiro-ministro deixou hoje uma mensagem ao país

Grécia. Alex Tsipras diz que país recupera agora o “direito a definir o seu destino”

A Grécia recupera o "direito a definir o seu destino”, congratulou-se esta terça-feira o primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, numa mensagem transmitida através da televisão, a partir da ilha de Ítaca.

Ontem, a Grécia concluiu o seu terceiro programa de assistência internacional, encerrando assim os oito anos de resgate financeiros e, por essa razão, o primeiro-ministro grego, Alex Tsipras, deixou uma mensagem ao país a partir da ilha da Ítaca, no mar Jónico – ponto que serviu de partida e regresso de Ulisses, na Odisseia de Homero.

O primeiro-ministro grego diz que a Grécia recupera “o direito a definir o seu destino” e que este se trata de “um dia histórico (…) o do fim das políticas de austeridade e da recessa”.

 “A Odisseia moderna que o nosso país atravessou desde 2010 terminou”, declarou o primeiro-ministro do país.

Alexis Tsipras elogiou ainda a coragem e “a capacidade dos gregos, que como Ulisses souberam enfrentar as ‘Simplégades’ (rochedos flutuantes)” de todo o tempo de recessão.

Recorde-se que, a Grécia foi o país europeu mais atingido pela crise económica e financeira que despoletou em 2008, tendo sido o primeiro a pedir assistência financeira e estado durante oito anos sob tutela dos credores União Europeia e do Fundo Monetário Internacional.

Ontem, segunda-feira, o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, e o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, saudaram a saída da Grécia dos planos de ajuda, e elogiaram todos “os esforços e os sacrifícios dos gregos”, bem como “a solidariedade” dos europeus durante toda a crise da dívida.